Faculdade somente após ensino médio – TJSC

1 08 2008

O candidato aprovado em processo seletivo para ingresso no ensino superior não possui direito líquido e certo à efetivação da matrícula, se deixar de cumprir os demais requisitos exigidos em edital. Desse modo, a 4ª Câmara de Direito Público do TJ manteve sentença da Comarca de Itajaí que negou o mandado de segurança impetrado por Elisa Righetto contra a negativa do reitor da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em realizar a matrícula da jovem, devido à não comprovação do término do ensino médio. Em suas alegações, a autora sustentou que o ato é ilegal, pois a aprovação no vestibular atestou a sua aptidão intelectual para o curso de Educação Física. O relator do processo, desembargador José Volpato de Souza, esclareceu que a Lei de Diretrizes e Bases traz como requisito imprescindível, além da aprovação em processo seletivo, a conclusão do ensino médio, atentando à seqüência do procedimento educacional para se atingir um ensino adequado em cada faixa etária. Ressaltou, ainda, que o documento é exigido no edital do vestibular para efetivação da matrícula. “Mostra-se inviável que a impetrante, tendo apenas satisfeito um dos requisitos que lhe conferem o direito de promover sua matrícula, deixe de concluir um dos três anos do ensino médio”, finalizou o magistrado. (Apelação Cível em Mandado de Segurança nº. 2008.028488-2)

Fonte: Site do TJSC

Anúncios

Ações

Information

2 responses

5 08 2008
Gisele

“Não há direito sem um prévio dever”…nesse caso o dever de atender aos requisitos básicos para o ingresso no ensino superior os quais são, dentre outros, a conclusão do ensino médio e a aprovação no vestibular.Independente da capacidade intelectual dos candidatos as regras são básicas,não preencheu TODOS

5 08 2008
Gisele

“Não há direito sem um prévio dever”…nesse caso o dever de atender aos requisitos básicos para o ingresso no ensino superior os quais são, dentre outros, a conclusão do ensino médio e a aprovação no vestibular.Independente da capacidade intelectual dos candidatos as regras são básicas,não preencheu TODOS os requisistos não tem vaga e muito menos faz a matrícula,para um bom entendedor do português, claro como o dia !! Não tem o que questionar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: