Lançamento de ações em Bolsa recua com incertezas do mercado

28 07 2008

As emissões de ações, responsáveis pelo maior volume de recursos captado pelas empresas em 2007, recuaram consideravelmente neste ano. No atual cenário de instabilidade, que tem derrubado de forma considerável a Bolsa, apenas as maiores companhias têm encontrado investidores dispostos a ficarem com suas ações.
Em 2007, houve número recorde -64- de companhias estreando suas ações na Bolsa. Neste ano, apenas quatro empresas fizeram seu IPO (oferta inicial de ações) na Bovespa.
Os investidores estrangeiros, que ficaram com cerca de 75% dos IPOs feitos em 2007, têm saído das ações brasileiras.
Dessa forma, as empresas que se aventurarem a lançar suas ações poderão encontrar uma demanda fraca, o que poderia derrubar o preço esperado para a estréia dos papéis e, conseqüentemente, levar a companhia a entrar na Bolsa com um valor de mercado inferior ao desejado.
“As empresas estão buscando alternativas para conseguir captar recursos. As mudanças que vemos são uma questão de curto prazo. Quando lá fora houver uma certa acomodação, com a crise perdendo força, as coisas voltam a melhorar no mercado de capitais local. As empresas brasileiras estão, de um modo geral, com bons resultados”, diz Newton Rosa, economista-chefe da Sul América Investimentos.
Mas o cenário que se arquiteta para este segundo semestre não é muito animador. Além de os analistas não acreditarem que a crise internacional, iniciada ainda no ano passado com os problemas enfrentados pelo setor de crédito imobiliário nos EUA, irá encontrar seu fim em breve, o processo de elevação da taxa básica de juros no Brasil vai se estender ainda por algum tempo. Nesse cenário, os juros vão permanecer elevados e a Bolsa vai ainda enfrentar dificuldades para retomar seus melhores momentos.

Fonte: Folha de São Paulo – Dinheiro – 28/7/2008

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: